TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE SISTEMAS PARA PRODUÇÃO DE OVOS – Gallus
Voltar ao site

 

 

Gallus

 

Blog Sobre Alto Desempenho em Produção Animal

Bem-estar animal

TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE SISTEMAS PARA PRODUÇÃO DE OVOS

4 anos atrás - por:

Na União Europeia e parte dos EUA, inúmeras empresas do setor de alimentação comprometeram-se a eliminar gradativamente o uso e a venda de ovos produzidos em sistemas intensivos/sistemas de alojamento.

Essa tendência está influenciando os consumidores no Brasil, que estão mais preocupados com o bem-estar animal, pois acreditam que as galinhas precisam ficar soltas, ciscar, tomar banhos de areia, bater as asas, botar ovos em ninhos e andar livremente para expressar seu comportamento natural e, estão dispostos a pagar um pouco mais por um produto diferenciado como esse.

Desta forma, tecnologias de alojamento sem gaiolas para granjas comerciais de galinhas poedeiras estão se revelando uma oportunidade de negócios de grande potencial no Brasil, já que hoje mais de 95% das granjas ainda operam com sistemas convencionais. Assim, novos sistemas vêm sendo propostos para melhorar as condições de vida das aves.

 

Sistema de produção de ovos – cage free

É o sistema de criação em que as aves são criadas soltas e não têm acesso ao pasto, ficando somente dentro dos galpões. A criação exige o cumprimento de padrões estabelecidos pela HFAC (Humane Farm Animal Care). A norma para a criação desse tipo de galinha poedeira é a base para a certificação pelo programa Certified Humane, que garante ao consumidor que os ovos realmente foram produzidos atendendo o bem-estar-animal.

O galpão para alojar as aves deve ser bem conservado e sem saliências que possam ferir os animais. Para manter o ambiente adequado, devem ser controladas: a ventilação, temperatura e concentração de amônia. Deve fornecer o mínimo de 6 horas contínuas de escuro e 8 horas contínuas de luz, sendo a luz artificial desligada de maneira gradual.

 

Sistema de produção de ovos – caipira

De acordo com a Norma ABNT NBR 16437:2016, é o sistema de produção de ovos comerciais oriundos de galinhas caipiras, com acesso a áreas de pastejo em sistema semiextensivo. Se as condições climáticas permitirem, elas devem ter acesso aos piquetes durante toda a fase de produção, serem soltas pela manhã e recolhidas ao final da tarde. A densidade máxima nesses locais é de 0.5 m²/ave. A área externa deve conter bastante vegetação e áreas cobertas para proteger as aves de predadores.

 

Sistema de produção de ovos –  free range

Quando criadas no sistema free range, se aplicam todas as exigências do cage free, porém, as aves ficam soltas no galpão e devem ter acesso diário a uma área externa, ao ar livre, por pelo menos 6 horas durante o dia, sempre que o clima permitir. O galpão serve de abrigo para que as aves se protejam do mau tempo e tenham um espaço seguro para dormir sem serem ameaçadas por predadores.

As normas de bem-estar animal determinam que o piso seja coberto com materiais como: maravalha, pó de pinus ou casca de arroz, apropriados para que as aves possam expressar seus comportamentos naturais, como tomar seus banhos de areia.

 

Sistema de produção de ovos – Orgânico

A principal diferença entre os ovos caipiras e os orgânicos é a alimentação das aves. A legislação permite que o produtor coloque até 20% de produtos convencionais na formulação da ração, mas não podem ser transgênicos e ainda é preciso pedir autorização do órgão certificador para poder utiliza-lo. Para as demais matérias-primas da ração (suplemento vitamínico/mineral, sal, calcário, fosfato, corantes, etc.) é necessário que o fornecedor esteja credenciado a alguma certificadora, como forma de controle.

De modo geral, a criação de ovos em sistema orgânico exige um investimento inicial maior, quando comparado aos demais sistema de produção de ovos, porém tem tido um retorno considerável devido ao aumento da procura por alimentos sustentáveis e saudáveis.

Acesse nossa página de Conteúdos Úteis, baixe nossos materiais gratuitamente.
Acessar Conteúdos
Por:
Gallus
do autor

Comentários sobre este post