ALIMENTAÇÃO SECA-ÚMIDA É DIFERENCIAL COMPETITIVO PARA O SUINOCULTOR. ENTENDA COMO! – Gallus
Voltar ao site

 

 

Gallus

 

Blog Sobre Alto Desempenho em Produção Animal

Dicas de Manejo, Equipamentos, Suinocultura

ALIMENTAÇÃO SECA-ÚMIDA É DIFERENCIAL COMPETITIVO PARA O SUINOCULTOR. ENTENDA COMO!

3 anos atrás - por:

O sistema de alimentação com ração umedecida traz inúmeros benefícios produtivos e econômicos, comprovados ao longo de muitos anos de utilização a campo

 

Competitividade é chave para produção animal rentável

Em qualquer granja de suínos, os objetivos são bem similares: a busca constante por melhores índices produtivos. Indicadores como ganho de peso, conversão alimentar, produtividade das matrizes e mortalidade dos leitões exigem manejo correto, animais saudáveis e instalações bem equipadas.

Animais que já possuem bons índices de conversão genética poderão potencializar ainda mais seus resultados, quando alimentados corretamente. Nesse contexto, o uso de comedouros que reduzam desperdício e melhorem o aproveitamento torna-se uma necessidade competitiva.

 

Alimentação seca-úmida: opção altamente eficaz para suínos

Na suinocultura, são diversos os benefícios já comprovados, quando a ração e a água são fornecidas juntas. Para suprir essa demanda, foram criados os comedouros do tipo seco/úmido. Sua principal característica está na existência de uma linha de água com chupetas, acoplada ao próprio comedouro.

Devido ao desenho do equipamento, com bebedouros posicionados próximos à bandeja de alimentação,, os animais conseguem acessar o alimento e a água ao mesmo tempo e no mesmo lugar. Os suínos podem comer ração seca do comedouro ou misturá-la com água, de acordo com a sua preferência.

 


Baixe o eBook MÁXIMO BENEFÍCIO COM COMEDOURO SUÍNO SECO-ÚMIDO: dicas práticas e fáceis para você ganhar mais

CLIQUE AQUI


Equipamento considerado referência para a moderna suinocultura

Atualmente os comedouros do tipo seco/úmido são amplamente utilizados na suinocultura, graças aos ótimos resultados alcançados. Essa tecnologia que fornece conjuntamente ração e água é igualmente aplicada nos comedouros nas creches, na terminação e também em maternidades.

Adicionalmente às características de desempenho proporcionadas pelo sistema de alimentação, o comedouro tipo seco/úmido precisa ser muito robusto, para suportar o impacto e resistir ao desgaste natural no ambiente corrosivo. Os melhores projetos utilizam aço inoxidável de alta qualidade, com união rígida através de solda, em vez de parafusos.

 

Resultados superiores, associados a condições favoráveis

Para que os suínos possam se desenvolver e crescer de forma saudável, é preciso um consumo adequado de alimento e água. Esse consumo deve ser crescente e continuado, para acompanhar e estimular a taxa de crescimento dos animais. Outros aspectos como a ambiência, equipamentos, fórmulas nutricionais e genética precisam ser observados, contribuindo para o melhor desempenho possível.

Com a opção de ração umedecida, uma espécie de “papa” é disponibilizada dentro dos comedouros. Dessa forma, o consumo é estimulado, inclusive pela facilidade de ingestão. Com ração úmida, os animais consomem o alimento em torno de 20% mais rápido. Isso reduz a competição, considerando que cada suíno acaba dispondo de mais tempo para se alimentar.

 

 

Fêmeas saudáveis com melhor performance produtiva

Pesquisas realizadas com matrizes comerciais em granjas suinícolas nos EUA demonstraram maior consumo de ração com o uso de sistema seco/úmido. Nesse experimento, as fêmeas alimentadas com ração úmida consumiram até 15% mais alimento, comparadas a fêmeas alimentadas com ração seca, farelada ou peletizada.

No mesmo estudo, as condições gerais das fêmeas melhoraram bastante, principalmente por causa do incremento no consumo de água e ração. Isso levou a ganhos no peso total da ninhada e reduziu consideravelmente o tempo médio dessas fêmeas para retornarem ao cio. Adicionalmente, a taxa de sobrevivência pré-desmame também aumentou.

 

Transição suave no desmame e peso acelerado na creche

O processo de desmame pode deixar os leitões mais propensos a problemas intestinais ou dificuldade de digestão, na fase de migração do leite para a ração. Essas dificuldades muitas vezes afetam o apetite ou provocam diarreia nos animais pequenos. Justamente por isso adota-se muitas vezes uma “papa” para os leitões recém desmamados.

Os comedouros seco/úmidos proporcionam, naturalmente, esse mesmo conceito de alimento, desde o desmame e por toda a fase de creche. Suínos pequenos alimentados diretamente com ração umedecida geralmente recuperam, em poucos dias, o peso perdido no período pós desmame. Também conseguem uma transição mais fácil da lactação ao alimento sólido, minimizando os impactos para a saúde.

 

Economizar água gera ganhos em todo o processo produtivo

Reduzir o desperdício de água na produção de suínos também reduz, de forma significativa, a quantidade de líquidos misturados aos dejetos. Isso implica diretamente em uma diminuição dos custos e na simplificação no manejo, para tratar os dejetos que são depositados na fossa.

Os tradicionais bebedouros suínos tipo “concha” desperdiçam grande quantidade de água. Algumas chupetas, utilizadas como auxiliares ou em suportes pendulares, chegam a gastar de 25% a 30% a mais de água, se comparadas aos bebedouros disponíveis no comedouro seco/úmido. Os comedouros tipo seco-úmido, portanto, contribuem muito na redução dos custos operacionais, a longo prazo.


Quer saber mais? Precisa de alguma ajuda? Fale com um de NOSSOS ESPECIALISTAS! Estamos prontos para lhe auxiliar.

CLIQUE AQUI


Suinocultura Sustentável: realidade para praticar todos os dias

Os suinocultores estão sempre perseguindo formas mais eficientes para otimizar os seus processos e elevar a produtividade dos sistemas. Além disso, para a sustentabilidade do negócio é fundamental que toda proteína animal seja produzida fazendo uso consciente dos recursos e da forma mais racional possível.

Com menos volume líquido junto aos dejetos é possível diminuir o tempo para separar o nitrogênio dentro da lagoa de tratamento. Muitas granjas reutilizam os dejetos tratados, decorrentes da produção de suínos, para adubar o solo. Dessa maneira, usar alimentação seco/úmida em comedouros inox traz este benefício adicional, tanto pelo ponto de vista ambiental como pelo aspecto econômico.

 

Vantagens que se traduzem em benefícios e ganhos maiores

O que se observou em vários experimentos é também comprovado na prática, uma vez que os comedouros tipo seco/úmido vem sendo utilizados há muitos anos, com sucesso efetivo. Apresentam regularidade nos índices com pouca variabilidade entre os animais.

Entre os principais benefícios desse sistema destacam-se:

  • Maior consumo de ração
  • Melhor conversão alimentar
  • Aumento do GPD em creche e terminação
  • Diminuição no desperdício de água
  • Custo menor para remover/tratar os resíduos
  • Durabilidade estendida
  • Retorno do investimento pelo aumento da eficiência
Acesse nossa página de Conteúdos Úteis, baixe nossos materiais gratuitamente.
Acessar Conteúdos
Por:
Gallus
do autor

Comentários sobre este post