BUSCA DE EQUILÍBRIO TÉRMICO: DESAFIO PARA ALTA PRODUTIVIDADE EM ÉPOCAS DE CALOR – Gallus
Voltar ao site

 

 

Gallus

 

Blog Sobre Alto Desempenho em Produção Animal

Bem-estar animal, Climatização, Equipamentos, Frangos de Corte

BUSCA DE EQUILÍBRIO TÉRMICO: DESAFIO PARA ALTA PRODUTIVIDADE EM ÉPOCAS DE CALOR

4 anos atrás - por:

Utilização conjunta de nebulizador com ventiladores é solução eficaz, de baixo investimento e pode ser instalada rapidamente

Alta densidade eleva a produtividade mas aumenta os riscos devido ao calor

A avicultura comercial no Brasil é reconhecida pela sua alta produtividade. Significa obter altos níveis de produção, em espaços relativamente pequenos. Em nosso país, galpões de frangos alojam uma taxa média ao redor de 14 aves/m². Aves de postura em gaiolas também são alojadas com elevada lotação.

Para alguns tipos de construções e certas regiões, a densidade de aves em piso pode chegar a 20 aves/m². E sistemas de gaiolas de vários níveis alojam enorme quantidade de poedeiras, no mesmo galpão.  Como se consegue isso?  Mantendo condições adequadas de temperatura e umidade relativa do ar, dentro dos galpões.

Manter o conforto térmico exige controle otimizado do ambiente

A chave está em proporcionar conforto térmico para as aves, buscando mantê-las dentro da chamada “zona termoneutra”. Ela ocorre quando os animais gastam um mínimo de energia para se manter ou para dissipar sua temperatura corporal. A ventilação natural depende do ambiente externo, sendo insuficiente em épocas ou em locais mais quentes.

Por isso, é preciso associar sistemas de ventilação artificial com métodos para resfriamento do ar, criando condições eficientes de equilíbrio térmico. Um sistema de climatização é uma espécie de seguro para o produtor de aves!

Ventilar contribui para melhorar sensação térmica, mas não reduz temperatura

Sistemas artificiais de climatização são importantes aliados dos produtores avícolas. Quanto à ventilação, pode ser positiva (quando há ventiladores deslocando o ar no interior da construção) ou negativa (quando se instalam exaustores succionando o ar).

É fato, contudo, que a ventilação não reduz efetivamente a temperatura ambiente. A ventilação apenas desloca massas de ar que que envolvem o corpo do animal, dando a sensação de resfriamento. É a famosa sensação térmica”, que tem efeitos muito benéficos, quando combinada a sistemas realmente capazes de resfriar o ar interno.

Quer saber ainda mais sobre ventilação? Clique neste link:

VEJA 7 DICAS PARA OBTER MELHORES RESULTADOS COM USO DE VENTILADORES

Como as aves conseguem perder calor, nas diferentes situações

Aves são animais homeotermos, mantendo sua temperatura relativamente constante. Mas frangos não suam, pois não têm glândulas sudoríparas. Eles trocam calor por 4 meios: convecção, condução, radiação e respiração. Com temperatura próxima a 21°C, as aves perdem até 75% de calor por meios sensíveis (convecção, condução e radiação).

Quando a temperatura ambiental se aproxima da temperatura corporal das aves (ao redor de 41ºC), seu principal meio para perder temperatura é liberar calor latente. As aves tentam equilibrar sua temperatura através da respiração ofegante, gastando muita energia nesse processo.

A evaporação é fundamental para diminuir a temperatura do galpão

Para resfriar o ar é necessário transferir energia, retirando calor do ambiente interno. Por isso é comum usar a evaporação para climatizar construções avícolas. Quando há contato entre o ar quente e partículas de água, ocorre o resfriamento evaporativo. Sistemas de umidificação formam gotículas extremamente pequenas, suspensas no ar, que evaporam com rapidez.

Isso acaba “roubando” grande quantidade de calor do ambiente, usando essa energia para transformar água do estado líquido para o gasoso. Assim, uma maneira eficaz de fazer resfriamento evaporativo em galpões avícolas é através da nebulização, associada com ventilação.

O desempenho da nebulização associada a ventiladores é muito superior

Um sistema de nebulização funciona melhor quanto mais seco for o ar e mais eficiente for a pulverização. A funcionalidade do sistema dependerá muito do tamanho das gotículas e da disposição dos bicos em relação aos ventiladores. Ao usar ventiladores, o movimento do ar acelera a evaporação.

Esse procedimento ainda evita que a pulverização fique localizada e venha a molhar a cama ou as gaiolas. Acionar a nebulização sem utilizar ventiladores pode afetar a qualidade da cama, molhar aves em gaiolas ou aumentar de forma exagerada a umidade dentro do ambiente.

A funcionalidade do sistema dependerá muito do tamanho das gotículas e da disposição dos bicos em relação aos ventiladores.

 

O que se deve observar para que a nebulização cumpra melhor sua função

  • Pressão de trabalho: busque por sistemas com pressão de operação acima de 65 PSI, para melhor pulverização
  • Tamanho médio das gotículas: partículas de água com mínima variação de diâmetro, facilitando o manejo
  • Distribuição: número de linhas proporcional à largura do galpão, bicos intercalados considerando ventiladores
  • Anti-gotejamento: dê preferência a modelos com dispositivo anti-gotas, para quando estiver desligado
  • Cortinas: que proporcionem boa vedação e manuseio, contribuindo para aumentar a velocidade do ar
  • Motobomba: verifique a potência, para atingir vazão adequada sem consumo exagerado de energia

 

Acesse nossa página de Conteúdos Úteis, baixe nossos materiais gratuitamente.
Acessar Conteúdos
Por:
Gallus
do autor

Comentários sobre este post