FATOS SOBRE BEM ESTAR ANIMAL QUE VOCÊ PRECISA CONHECER – Gallus
Voltar ao site

 

 

Gallus

 

Blog Sobre Alto Desempenho em Produção Animal

Bem-estar animal

FATOS SOBRE BEM ESTAR ANIMAL QUE VOCÊ PRECISA CONHECER

4 anos atrás - por:


Atualmente na indústria de proteína animal incluindo a avicultura o bem-estar animal é um dos temas de maior discussão. O assunto envolve toda a cadeia produtiva; do técnico ao produtor, da granja à agroindústria e os transportadores. Todos em busca da melhoria dos padrões de trato e respeito aos animais.

De acordo com o Código Sanitário para Animais Terrestres da OIE (Organização Mundial de Saúde Animal), o termo “bem-estar animal” designa o modo como um animal lida com as condições de seu entorno. Um animal está em boas condições de bem-estar se (de acordo com comprovação científica) está saudável, confortável, bem alimentado, em segurança e pode expressar seu comportamento natural e se não está exposto a sensações desagradáveis de dor, medo e sofrimento.)

De acordo com o Conselho de bem-estar na Produção Animal – FAWC, existem cinco princípios básicos que devem ser seguidos para o bem estar animal, são eles:

  • Livres de medo e angustia: intuito de evitar estresse, particularmente quando estão sendo transferidos, carregados ou descarregados.
  • Livres de dor, sofrimento e doenças: os ambientes ao qual são submetidas às aves devem ser manejados para promover a saúde, conforto e devem receber atenção técnica rápida quando for necessário.
  • Livres de fome e sede: as aves devem ter contínuo acesso à água potável e limpa. A dieta deve ser satisfatória, apropriada e segura.
  • Livres de desconforto: o ambiente deve ser projetado considerando as necessidades das aves, de forma que forneça proteção, livre de incômodos físicos e térmicos.
  • Livres para expressar seu comportamento normal: por meio da oferta de espaço suficiente, instalações e equipamentos apropriados.

As aves devem ser criadas sob proteção e conforto adequados. As condições de alojamento devem ser apropriadas para proteger as aves de condições adversas, oferecendo níveis apropriados de ventilação, temperatura, umidade e proteção contra precipitação, insolação direta e ações de animais predadores.

Sobre as instalações e equipamentos podemos citar:

  • As instalações devem ser mantidas limpas e organizadas;
  • Recomenda-se que os equipamentos elétricos sejam protegidos, evitando-se o contato das aves com os mesmos;
  • Os equipamentos de ventilação, comedouros e bebedouros, devem estar em condições de atender a finalidade proposta e devem ser trocados ou reparados quando apresentarem falhas que comprometam o bem-estar das aves;
  • As instalações do aviário não devem permitir o acesso de outros animais;
  • As aves devem receber alimentação e nutrição apropriadas, em espaços apropriados;
  • As aves devem dispor de um período adequado de luz continua.

Neste contexto, a avicultura evidencia-se mundialmente na produção de proteínas de origem animal, tanto com a carne de frango, quanto a produção de ovos. Isto porque é uma fonte com preço acessível, de ciclo produtivo rápido e de alta produção. Segundo a FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura) a previsão é que em 2020, a carne de frango passe a ser a carne mais consumida no mundo, ultrapassando a carne suína em cerca de 200 mil toneladas, fato nunca antes visualizado no cenário mundial.

Além disso, os consumidores estão se conscientizando sobre a qualidade do produto que ingerem e uma divulgação relevante, para que desta forma passem a conhecer as características do produto, pois somente munidos de conhecimento serão capazes de distinguir as vantagens e aceitar o valor agregado.

Acesse nossa página de Conteúdos Úteis, baixe nossos materiais gratuitamente.
Acessar Conteúdos
Por:
Gallus
do autor

Comentários sobre este post