Com os custos dos insumos crescendo muito, é indispensável maximizar a conversão e evitar qualquer desperdício. Práticas adequadas de manejo junto com tecnologia são a melhor resposta!
A GESTÃO NUTRICIONAL APONTA PARA EFICÁCIA DA PRODUÇÃO
A dieta de frangos de corte deve ser elaborada a fim de fornecer energia e todos os nutrientes essenciais à saúde das aves, para uma produção mais eficiente. Os componentes básicos (água, aminoácidos, energia, vitaminas e sais minerais) precisam agir em conjunto, garantindo o adequado desenvolvimento muscular e ósseo das aves. A qualidade dos ingredientes, a forma física da ração e a higiene afetam muito o desempenho desses nutrientes.
As necessidades nutricionais dos frangos variam conforme a estratégia de produção adotada, a meta de peso final e a composição da carcaça. Portanto, é inviável pensar num único programa de alimentação. As diretrizes devem se adaptar às situações específicas, que variam de um produtor para outro. É preciso seguir atentamente as recomendações técnicas, baseadas nas exigências dos animais, segundo suas características próprias.
Quer saber mais? Precisa de alguma ajuda? Fale com um de NOSSOS ESPECIALISTAS! Estamos prontos para lhe auxiliar.
CLIQUE AQUI
QUANTA RAÇÃO UM FRANGO DE CORTE REALMENTE PRECISA?
Uma dúvida comum entre os produtores de frangos é qual a quantidade de ração adequada para os animais? Muitos fatores afetam a quantidade de alimento requerida, incluindo a linhagem e a idade das aves. Proporcionar a quantidade diária correta de ração para os frangos de corte é fundamental, pois só assim eles atingirão desenvolvimento saudável e alcançarão seu tamanho e peso ideais.
![](https://blog.gallus.ind.br/wp-content/uploads/2021/03/QUANTA-RACAO-UM-FRANGO-PRECISA-1024x480.png)
Esse crescimento precisa acontecer com a qualidade e a velocidade esperadas pelos consumidores. Frangos de corte – criados para a produção de carne – são conhecidos pelas suas altas taxas de conversão alimentar e seu crescimento rápido. Fale com sua integradora ou chame um técnico/veterinário, que lhe dará orientações completas, baseadas em tabelas de consumo apropriadas ao seu tipo de ave e à ração utilizada.
FASES DIFERENTES, NECESSIDADES VARIÁVEIS DE ALIMENTO
Para alimentar frangos de corte corretamente, o avicultor deve considerar cada uma das fases de desenvolvimento das aves, para obter a maior eficiência alimentar possível. A ração deve ser bem balanceada e equilibrada, para que os nutrientes sejam absorvidos e possam suprir as necessidades das aves.
![](https://blog.gallus.ind.br/wp-content/uploads/2021/03/FASES-DIFERENTES-NECESSIDADES-VARIAVEIS-DE-ALIMENTO-1024x481.png)
As necessidades nutricionais da ave não mudam em um dia específico, mas variam continuamente ao longo do tempo. A maioria das empresas oferece vários tipos de ração, visando equilibrar essas necessidades distintas. No aviário, a ração deve ser fornecida conforme a fase de crescimento dos frangos de corte: ração inicial (pintinhos), ração de desenvolvimento (aves em crescimento) e ração final (aves de abate).
REQUISITOS INICIAIS PARA ALIMENTAR FRANGOS DE CORTE
Nos primeiros dias de vida dos pintinhos, é recomendável ajudá-los a aprender a comer, espalhando pequenas quantidades de ração sobre tiras de papelão. Também podem ser usadas tampas de caixas de papel ou mesmo caixas de ovos. Para os primeiros 21 dias de vida, frangos de corte requerem ração do tipo inicial, que deve conter pelo menos 18-19% de proteína.
![](https://blog.gallus.ind.br/wp-content/uploads/2021/03/REQUISITOS-INICIAIS-PARA-ALIMENTAR-FRANGOS-DE-CORTE-1024x480.png)
A alimentação para os pintinhos requer um comedouro que mantenha a ração no lugar enquanto as aves estão comendo. O acesso deve ser facilitado, de acordo com o porte reduzido dessas aves. Deve-se evitar desperdício ou a contaminação da ração. Em certos casos, são usados comedouros manuais específicos para pintinhos, do tipo bandeja ou prato raso.
ALIMENTAÇÃO NA FASE DE CRESCIMENTO (DESENVOLVIMENTO)
Até completarem por volta de 5-6 semanas, os franguinhos devem consumir ração de crescimento com 20-24 % de proteína. Também é fundamental disponibilizar água fresca à vontade. Respeite todas as indicações alimentares. Não ofereça aos frangos uma ração que não seja aquela indicada para a sua fase, porque poderá reduzir o tempo de vida das aves ou causar problemas nos rins.
![](https://blog.gallus.ind.br/wp-content/uploads/2021/03/ALIMENTACAO-NA-FASE-DE-CRESCIMENTO-DESENVOLVIMENTO-1024x480.png)
Talvez você tenha ouvido falar que pode ser uma boa tática manter areia fina por perto, para auxiliar na digestão das aves. Mas os frangos que se alimentam apenas com ração não necessitam ingerir areia durante a alimentação. Rações balanceadas são criteriosamente elaboradas, para terem boas características de paladar e serem facilmente digeridas.
ALIMENTO NA FASE FINAL: ÁGUA É AINDA MAIS IMPORTANTE
Cerca de uma semana antes do abate, frangos de corte começam sua fase final de desenvolvimento, rumo ao peso desejado final. Nesse período, é preciso alimentar as aves com ração final (16-20% de proteína). É altamente recomendável usar ração peletizada, se possível. Dias antes do abate, as luzes podem ficar acesas durante a noite, estimulando o consumo de ração. O consumo de água é igualmente importante nessa fase.
![](https://blog.gallus.ind.br/wp-content/uploads/2021/03/ALIMENTO-FASE-FINAL-AGUA-AINDA-MAIS-IMPORTANTE-1024x480.png)
Especialmente nesse período, é indispensável garantir que as aves tenham quantidade suficiente de água, sempre limpa e fresca. Sem a hidratação adequada, um frango de corte não será capaz de digerir bem a ração ingerida. Se a água for insuficiente, as aves podem começar a comer mais para compensar sua sede. Dessa forma aumentarão o consumo, piorando a conversão alimentar e crescendo menos do que poderiam.
A FORMA FÍSICA DA RAÇÃO INFLUENCIA O DESEMPENHO
A forma física da ração pode variar bastante, de acordo com a disponibilidade local e os processos de fabricação. O alimento pode ser farelado, granulado, peletizado ou extrusado. Em alguns lugares, existe a prática de misturar a ração com grãos integrais, antes de fornecê-la para as aves. A ração processada é geralmente preferível, porque apresenta vantagens tanto no aspecto nutricional quanto no manejo.
![](https://blog.gallus.ind.br/wp-content/uploads/2021/03/FORMA-FISICA-DA-RACAO-INFLUENCIA-DESEMPENHO-1024x481.png)
As rações peletizadas ou extrusadas são manuseadas mais facilmente, comparadas às rações fareladas. Elas fluem melhor em silos e comedouros, sem deixar resíduos nas paredes ou reentrâncias. Do ponto de vista nutricional, as rações processadas são mais balanceadas, melhorando a eficiência e taxa de crescimento dos plantéis, em comparação com rações fareladas.
COMEDOUROS: ESPAÇO ADEQUADO E VOLUME CORRETO
Independentemente do tipo de sistema de comedouros a ser usado, o espaço de alimentação é absolutamente fundamental para o sucesso. Se o espaço dos comedouros for insuficiente, a taxa de crescimento irá cair e a uniformidade do lote será gravemente comprometida.
![](https://blog.gallus.ind.br/wp-content/uploads/2021/03/COMEDOUROS-ESPACO-ADEQUADO-VOLUME-CORRETO-1024x481.png)
A proximidade entre o comedouro e as aves e a forma como a ração é distribuída são fatores críticos para alcançar as metas de consumo de ração. Todos os comedouros devem ser verificados, com sistema de regulagem que forneça o volume de ração suficiente, com o mínimo de perdas.
ALTO DESEMPENHO COM COMEDOUROS AUTOMÁTICOS
Para galpões de frangos de corte geralmente são utilizados comedouros automáticos do tipo prato. Permitem movimento livre das aves pelo galpão, apresentam reduzido desperdício de ração e atingem alta conversão alimentar. Para a fase inicial os pratos requerem enchimento pleno (transbordamento). Seu manejo é mais fácil do que os comedouros de corrente ou manuais.
![](https://blog.gallus.ind.br/wp-content/uploads/2021/03/ALTO-DESEMPENHO-COM-COMEDOUROS-AUTOMATICOS-1024x480.png)
Os comedouros automáticos do tipo prato em geral têm 33 cm de diâmetro, sendo considerada a quantidade média de 45-60 aves por prato. A altura dos comedouros em relação ao solo precisa acompanhar o crescimento dos frangos. Se as aves entornarem os comedouros para alcançar a ração, essa é uma indicação de que os pratos estão altos demais.
comedouros automáticos do tipo prato permitem movimento livre das aves pelo galpão, apresentam reduzido desperdício de ração e atingem alta conversão alimentar
NÚMERO DE LINHAS DE COMEDOURO X LARGURA DO GALPÃO
De acordo com a largura do galpão, devem ser instaladas linhas de comedouro no sentido lonitudinal. O abastecimento das caixas de ração poderá ser numa extremidade ou no centro, dependendo da localização do silo e do comprimento da construção. Para determinar a quantidade de pratos necessárias, consulte as especificações do fabricante. É necessário levar em conta a densidade de aves por m2 e o peso final a ser atingido no lote, para adequar a distância entre pratos.
![](https://blog.gallus.ind.br/wp-content/uploads/2021/03/LARGURA-GALPAO-X-LINHAS-COMEDOURO-1024x480.png)
UM MINI-COMEDOURO QUE É O MÁXIMO EM EVOLUÇÃO
E que tal dispor de um mesmo comedouro durante toda vida das aves, com um único investimento? O comedouro EVO Mini+ foi especialmente projetado para atender às diferentes necessidades de produção de frangos de corte. Oferece mais aproveitamento do alimento, devido ao menor tamanho do prato. A ausência de grade facilita o acesso em todas as fases de vida das aves. O reduzido volume de ração gera renovação constante e estimula o consumo.
![](https://blog.gallus.ind.br/wp-content/uploads/2021/03/MINI-COMEDOURO-MAXIMO-EM-EVOLUCAO-1-1024x480.png)
Sua ampla borda antidesperdício diminui perdas de alimento. O EVO Mini+ possui opção de regulagem manual (em cada prato) ou regulagem coletiva. Seu manejo é facilitado, tanto durante o lote como para limpeza. A montagem é simples e rápida, sendo adaptável em qualquer modelo de comedouro do mercado. Possui ainda lingueta de fechamento individual, que permite obstruir pratos sem uso, quando necessário.
Se quiser conhecer mais detalhes do NOVO comedouro automático EVO Mini+, é só clicar no link e fazer download: