Sistemas totalmente automatizados proporcionam controle preciso do ambiente. Mas a ventilação convencional também possibilita grandes resultados, se instalada e utilizada do jeito certo.
Alta Conversão e Maior Densidade Contribuem Para Gerar Muito Mais Calor
Na atual indústria de proteína animal, existe uma busca permanente por alto rendimento de carcaça e uma taxa de crescimento rápida. Para frangos de corte, por exemplo, a genética vem sendo selecionada e aprimorada com esse objetivo. Desta forma, estes animais vêm se tornando ainda mais sensíveis às altas temperaturas, com grande dependência de bom controle ambiental, principalmente quando a criação é feita em alta densidade.
Um galpão de produção animal deve ser planejado para dissipar, de forma eficaz, o calor produzido pelos corpos em seu interior. Dependendo da umidade e temperatura, a cama pode gerar gases tóxicos como amônia, prejudicial tanto para os animais como aos humanos. Então também é preciso remover esses gases, diminuindo os efeitos estressantes do ambiente.
Um Sistema de Ventilação Deve Controlar o Microclima Dentro das Instalações
Entre suas várias funções, a ventilação em um galpão tem como objetivos:
- Reduzir a umidade interna produzida pela respiração
- Diminuir eventual umidade presente no piso / cama
- Remover ar quente saturado, próximo às coberturas
- Renovar o oxigênio, consumido pela respiração
- Expulsar poeira e gases, devido à fermentação de dejetos (se não tratados adequadamente)
Os Diferentes Sistemas de Ventilação Aplicados em Galpões de Produção Animal
Em nosso país, na maior parte das situações, a ventilação natural não consegue manter as condições climáticas ideais no interior dos galpões. Dessa forma torna-se essencial usar ventilação mecânica (forçada). Existem duas formas de movimentar artificialmente o ar dentro dos galpões:
- Sistema de pressão positiva ou pressurização: com uso de ventiladores
- Sistema de pressão negativa ou exaustão: com uso de exaustores
Na ventilação por pressão positiva, o ar é forçado de fora para dentro, através de ventiladores. O ar entra por aberturas laterais, cujo tamanho pode ser ajustado com o uso de cortinas.
Já na ventilação de pressão negativa, o ar é forçado por meio de exaustores, de dentro para fora. Assim, é criado um vácuo parcial. Para tanto é preciso vedar todo o galpão, com aberturas adequadas para entrada de ar.
Sensação Térmica: Saiba Como a Ventilação Positiva Atua Sobre os Animais
Animais confinados são muito sensíveis a variações de calor e umidade. Nas aves, o estresse calórico faz com que desperdicem energia, para perder calor. O calor também diminui a ingestão de ração de qualquer animal, afetando seu ganho de peso. Diferente dos humanos, frangos não perdem calor através de suor. Eles precisam beber mais água e buscam dissipar calor pela “convecção natural”, tentando trocando calor com o ar ao seu redor.
A ventilação não é capaz de reduzir efetivamente a temperatura do ar. Mas consegue proporcionar a sensação de resfriamento, deslocando massas de ar que envolvem o corpo dos animais. Ou seja, através da ventilação é possível melhorar o conforto térmico. A ventilação pode estar ou não associada a um sistema de resfriamento, dependendo das necessidades do ambiente e das condições do local.
Ventiladores São Uma Excelente Opção, de Instalação Simples e Uso Fácil
A ventilação com pressão positiva é muito utilizada na produção animal brasileira, proporcionando desempenho muito satisfatório. Quando combinada com nebulizadores, esse tipo de ventilação consegue atender a maior parte das condições climáticas existentes. Já para galpões com densidades mais elevadas, o ideal é utilizar ventilação tipo túnel, com pressão negativa.
O uso de ventiladores segue bastante popular, pois combina baixo custo de aquisição e instalação, em construções mais simples e baratas. O sistema consegue bom rendimento, desde que a instalação seja bem dimensionada e o manejo adequado. O gasto de energia também é compatível, entregando uma boa relação de ventilação por potência consumida. Algumas vezes ventiladores tornam-se a única opção, em virtude da reduzida capacidade da rede elétrica instalada no local.
Se você deseja saber mais sobre características dos sistemas de nebulização e ventiladores, baixe nosso catálogo clicando no botão abaixo: